terça-feira, 29 de agosto de 2017

Presidente atropela regimento e provoca retirada da oposição e do povo na Câmara

                                               
A sessão de hoje (28), na câmara de vereadores de Paulo Afonso foi realizada com uma só bancada, todos os seis vereadores da oposição se retiraram antes do início do Grande Expediente, em protesto pelo acúmulo de cargos ocupados por “Leco do Bolsa Família” (1º secretário e líder do governo) o que fere o regimento interno da câmara.

Leco assumiu a liderança governista, por indicação do prefeito Luiz de Deus, em substituição do vereador Jean Roubert que desde o início de seu mandato não encontrou nenhuma empolgação em defender o governo.

A troca não teria nenhum problema, não fosse pelo fato do escolhido ser o atual 1º secretário da mesa-diretora, o que é ilegal.

Por esse motivo, há pelo menos duas semanas, um dos mais experientes edis da casa, Antônio Alexandre (PMDB), que exerce a liderança da minoria vem reivindicando uma posição do presidente Marcondes Francisco, ameaçou inclusive acionar a Justiça, caso Leco não seja destituído da mesa.

A resistência do presidente tem um motivo, segundo interlocutores da oposição, é que caso Leco saia, um vereador de oposição deve assumir o seu lugar, uma vez que a Lei Orgânica diz que a mesa diretora deve ser formada respeitando a proporcionalidade partidária. Geralmente essa regra é ignorada por falta de interesse da oposição.

Porém, ao que tudo indica, dessa vez o G6 não vai abrir mão da vaga, tanto é que toda a bancada se retirou da sessão, após Leco se manter nos dois cargos.

Após a revoada da oposição, boa parte do público presente não só apoiou a decisão, como também se retirou da galeria da câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deputado federal Bacelar anuncia Marconi Daniel como pré-candidato a prefeito pela Federação Brasil da Esperança

  Deputado federal Bacelar anuncia Marconi Daniel como pré-candidato a prefeito pela Federação Brasil da Esperança. Foto: Assessoria/Divulga...