sábado, 3 de julho de 2021

Em audiência pública, Ebserh diz não ao Hospital Nair e questão deve retornar à justiça


A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados promoveu audiência pública nesta sexta-feira (2) para discutir a situação do Hospital Nair Alves de Souza localizado no município de Paulo Afonso, Bahia. A intenção é de transformar o HNAS em hospital universitário, gerido pela Ebserh, e melhorar o atendimento à população, além de garantir que os alunos do curso de medicina da Universidade do Vale do São Francisco façam residência na unidade, transformando Paulo Afonso em um centro educacional de medicina.

O deputado Bacelar (Pode-BA), autor do requerimento para realização da audiência afirmou que o HNAS passa por um período de grandes dificuldades e incertezas. Lembrou do termo de compromisso assinado em 2015 e renovado em 2018 para que o Nair fosse transformado em hospital universitário, gerido pela Ebserh, mas lamentou que até o momento o acordo ainda não saiu do papel

Porém, o vice-presidente da Ebsehr, Eduardo Chaves Vieira, argumentou que não foram cumpridos itens dos termos de compromisso e, por isso, a incorporação não foi feita. Ele ressaltou que dificilmente o Hospital Nair Alves de Souza será absorvido pela empresa e acrescentou que talvez a solução esteja no Ministério da Saúde.


Logo após a negativa da Ebsehr, o deputado Mário Negromonte Jr (PP-BA), que nasceu no hospital, discordou de alguns pontos abordados pela empresa, inclusive afirmou que é a Ebserh uma das maiores responsáveis pela atual situação do hospital, uma vez que foi ela quem não cumpriu o compromisso firmado em duas ocasiões em assumir a gestão do Nair. O parlamentar sugeriu então levar novamente a questão à Justiça.

Gestão tripartite
Paulo Cesar Neves, reitor da Univasf, afirmou na audiência pública que a solução para manter o hospital seria uma gestão tripartite, com recursos municipais, estaduais e federais. Sidney Leão, coordenador do curso de Medicina do campus Paulo Afonso, ratificou que já foram feitos dois termos de compromisso para a transformação do HNAS em hospital universitário até o final de 2020, mas a mudança não foi concretizada.


“Essa nossa luta não é somente a luta do colegiado, é a luta sobretudo de um povo, é a luta de mais de meio milhão de habitantes de quatro estados, que dependem do HNAS. É a luta incansável que essa coordenação, que esse curso de Medicina tem pela melhoria da saúde e da educação de Paulo Afonso e da região”, afirmou.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deputado federal Bacelar anuncia Marconi Daniel como pré-candidato a prefeito pela Federação Brasil da Esperança

  Deputado federal Bacelar anuncia Marconi Daniel como pré-candidato a prefeito pela Federação Brasil da Esperança. Foto: Assessoria/Divulga...