Preocupado com a saúde do povo pauloafonsino, o vereador Marconi Daniel (PODEMOS), apresentou na secretaria da Câmara de Vereadores na manhã desta quinta-feira, 07, uma solicitação para a viabilização de uma Audiência Pública para discussões referentes a transição da administração do Hospital Nair Alves de Souza (HNAS) para o município.
Em entrevista aos radialistas Junior Padão e Gil Leal, da TV Capuxu, Marconi afirmou que a atual gestão municipal poderia ter tratado a situação do HNAS como uma prioridade. O parlamentar disse ainda que o hospital está prestes a sofrer com uma superlotação. “Essa audiência tem como finalidade entendermos como funciona todo o gerenciamento do Hospital Nair Alves de Souza para que possamos discutir o futuro do Nair. O povo pauloafonsino está sofrendo com todo esse impasse. Paulo Afonso está localizada em uma região estratégica e a qualquer momento a Unidade de Saúde será palco da alta demanda de pacientes vindos de municípios localizados em estados vizinhos, como Alagoas, Pernambuco e Sergipe, além de cidades baianas, sem falar da constante dificuldade de contratação de médicos que é um problema antigo no hospital”, destacou Marconi.
Para a audiência, Marconi defende a implantação de uma gestão tripartite, onde o hospital passaria a ser gerido pelo Município, Estado e União. “Não medirei esforços para que o termo de compromisso que foi assinado com a Ebserh, a Univasf e o Estado, ele seja executado. Tenho certeza que isso é o melhor para Paulo Afonso. A nossa prioridade será transformar o Nair Alves de Souza em um hospital universitário junto com a Ebserh. O Nair é patrimônio da Universidade do Vale do São Francisco e tem muito a agregar aos nossos estudantes de medicina”, afirmou.
Marconi sugeriu que fossem convidados para a audiência pública, o prefeito de Paulo Afonso, Luiz de Deus; o reitor e o coordenador do curso de medicina da Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf); o representante do Ministério Público em Paulo Afonso; o representante do poder judiciário e a imprensa local.
Demissões no HNAS
Marconi se solidarizou com as demissões de cerca de 30 trabalhadores da saúde que atuavam no Hospital Nair Alves de Souza ocorridas nesta semana. “Essa é uma situação preocupante. São trabalhadores da saúde que perderam seus empregos, famílias que passaram a ficar desassistidas e o povo de Paulo Afonso é quem mais sai prejudicado com mais esse desfalque. Estamos vivendo uma pandemia onde a saúde da população deveria ser tratada com cuidado e responsabilidade e o que vemos é um verdadeiro descaso”, finaliza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário