quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Mário Júnior faz discurso inflamado em defesa dos reassentados do Sistema Itaparica (Vídeo)


(Foto: Mário Souza – Grande Rio FM)
Representantes dos Projetos de Irrigação do Sistema Itaparica, ocupam desde a madrugada da última segunda-feira (11), o Pátio do Estacionamento da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga, localizada em Jatobá-PE. Coordenados pelo Polo Sindical, os manifestantes reivindicam que o Governo Federal, reabra o diálogo sobre as pendências relacionadas aos agricultores e que sejam incluídos no Orçamento Geral da União de 2018, recursos para o funcionamento dos Perímetros Irrigados.

Os mesmos dizem que só vão sair quando o governo federal resolver atender suas reivindicações, o movimento apresentou uma pauta de cinco pontos. Segundo a coordenadora do Pólo Sindical, Genilda Pereira, pelo menos 2 mil trabalhadores de todos os projetos estão na Usina.

A terça-feira foi tensa e de nervosismo, diante do silencio por parte do governo federal o movimento resolveu impedir a troca de turno dos funcionários. No inicio da noite um Oficial de Justiça foi até a Usina com uma determinação para que a troca de turno fosse permitida, um grupo de policiais da PM da Bahia esteve presente. A troca de turno dos operadores de sistema e da segurança interna da Usina ocupou seus postos com mais de duas horas de atraso, os líderes do movimento ressaltam que seu objetivo não é de causar prejuízo a quem quer que seja.

A manifestação chamou a atenção de Brasília e nesta terça-feira, dia 12, o deputado federal Mário Negromonte Júnior (PP), que desde o início de sem mandato vem apoiando os reassentados, usou a tribuna da Câmara para cobrar do Governo Federal a garantia do pagamento nas operações de manutenção dos projetos de irrigação.

“Essa reivindicação que é bastante justa se dá pela falta de pagamento nas operações de manutenção dos projetos de irrigação da Codevasf. Já vem de muitos anos esse sofrimento dos trabalhadores, porque não dizer dos produtores, esses mesmos que ajudam a economia da nossa região, a economia da Bahia, e porque não dizer do Brasil. Os muitos e outros governos se passaram e continua a mesma discussão, e infelizmente a mesma humilhação que esses trabalhadores passam ano a ano para poder terem os seus pagamentos para colocar a comida em casa. Muitos deles estão em protesto na Usina Luiz Gonzaga hoje, eu acredito que  mais de 3 mil trabalhadores estão participando dessa manifestação legítima. Estão deixando de produzir para chamar atenção mais uma vez do Governo Federal para que possa se valer do seu direito”.



O deputado falou do projeto de R$ 101 milhões de sua autoria já aprovado e que vai revitalizar o Sistema dos reassentados:

“Já tem um projeto aprovado para o próximo orçamento de R$ 101 milhões de minha autoria para poder revitalizar esse projeto de uma vez por todas. Esse projeto que não foi feito por nenhum presidente que passou por aqui, mas quero dizer que nossa luta vai continuar, quero fazer chegar ao presidente da República que luta por reformas nesse país para melhorar a economia, mas não paga o que é do trabalhador, que é direito desses trabalhadores da Bahia e de Pernambuco para se manterem e ajudar a economia do Brasil.”

Os líderes do movimento afirmam que eles estão preparados para manter a ocupação quanto tempo for necessário.

(Foto: Mário Souza – Grande Rio FM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deputado federal Bacelar anuncia Marconi Daniel como pré-candidato a prefeito pela Federação Brasil da Esperança

  Deputado federal Bacelar anuncia Marconi Daniel como pré-candidato a prefeito pela Federação Brasil da Esperança. Foto: Assessoria/Divulga...