quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Confirmado: De Salvador, Anilton sai do DEM, entra no PDT e se alia a Wagner

O deputado estadual Paulo Rangel (PT), que foi um dos principais articuladores para a ida do prefeito Anilton para a base aliado do governador Jaques Wagner, praticamente ficou como coadjuvante na história.


Chega ao fim a novela que se alongava sobre a futura legenda do prefeito de Paulo Afonso, Anilton Bastos. Há alguns dias já se especulava a migração do prefeito para o PDT, mas a confirmação só chegou hoje (17) depois de Anilton ter se reunido em Salvador com lideranças estaduais e nacionais do partido. O presidente da Assembleia Legislativa Marcelo Nilo (PDT) e o deputado estadual Roberto Carlos (PDT), além do vereador Juvenal Teixeira (PDT) e o presidente municipal da legenda, professor Sandro Gomes comemoraram a decisão.
Nos próximos dias o Partido Democrático Trabalhista (PDT) oficializa a filiação do prefeito Anilton Bastos. O evento poderá contar com a presença do presidente nacional do PDT e ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, do presidente estadual do partido, Alexandre Brust, e do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Marcelo Nilo.
A ida de Anilton para o PDT já estava evidente, recentemente o próprio presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo (PDT) declarou, em entrevista no dia 21/07, que o prefeito de Paulo Afonso, Anilton Bastos iria se filiar mesmo em seu partido, o PDT. "O prefeito de Paulo Afonso e o ex-deputado Luiz de Deus são meus amigos e estamos estudando para ir pra o PDT. Estivemos com governador na semana passada, e o mesmo sugeriu o PDT. Não está nada certo ainda, mas já está bem encaminhado. Se o prefeito vier para o PDT será uma honra".
Paulo Rangel articulou e os louros foram para Nilo
O deputado estadual Paulo Rangel (PT), que foi um dos principais articuladores para a ida do prefeito Anilton para a base aliado do governador Jaques Wagner, praticamente ficou como coadjuvante na história. Nos momentos que antecederam a decisão de Anilton, Rangel saiu de cena e os protagonistas foram os pedetistas. O petista articulou, preparou o terreno e quem se deu bem foi mesmo o deputado Marcelo Nilo (PDT).
Anilton, Aleluia e o naufrágio do DEM
Expoentes do Democratas na Bahia, o deputado federal ACM Neto, cotado para sucessão municipal na capital baiana, e o presidente estadual da sigla, o ex-deputado José Carlos Aleluia, recentemente criticaram a saída de prefeitos de seus partidos de origem e consequente "adesismo" ao governo Wagner na Bahia.

Representantes da sigla, que já foi a maior do estado, eles minimizaram a recém-saída do DEM de prefeitos, como o de Feira de Santana, Tarcízio Pimenta, considerado uma das grandes lideranças da legenda, e Rogério Costa, do município de Santo Estevão.
Agora, foi a vez de Anilton (um dos aliados mais "fiéis" de Aleluia) também abandonar o barco, para seguir o mesmo rumo do prefeito de Feira de Santana, Tarcízio Pimenta que para não naufragar junto com o DEM, já se filiou ao PDT.
Aleluia negava saída de Anilton do DEM
Mês passado tanto Aleluia quanto ACM Neto negaram os rumores de afastamento do prefeito de Paulo Afonso, Anilton Bastos. Naquela oportunidade, eles chegaram a afirmar que o partido pretende apelar para a lei de fidelidade partidária e cobrar juridicamente a saída dos membros.
Questionado sobre a motivação de gestores e lideranças municipais de trocarem de ninho partidário, o deputado ACM Neto reagiu: "Trata-se de um adesismo desenfreado e besta daqueles que não têm respeito com a ideologia e com a história política", disparou.
Críticas e ameaças aos "infiéis"
Segundo ele, a resposta a esse movimento além de "jurídica", será buscada nas urnas nas disputas municipais de 2012. "O partido vai se organizar para permitir que nas eleições esses partidos tenham as suas respostas", enfatizou.
Numa direta aos prefeitos "infiéis", o presidente do DEM, José Carlos Aleluia, fez críticas "àqueles que acham que não podem administrar sem o governo do estado". "Há uma centralização de poder no Brasil. Esse adesismo é fruto da pouca autonomia dos municípios em relação ao estado", alfinetou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deputado federal Bacelar anuncia Marconi Daniel como pré-candidato a prefeito pela Federação Brasil da Esperança

  Deputado federal Bacelar anuncia Marconi Daniel como pré-candidato a prefeito pela Federação Brasil da Esperança. Foto: Assessoria/Divulga...